FOTOGRAFIA PRETO E BRANCO
Vocês alguma vez já se perguntaram porque a fotografia em preto e branco nunca perde seu charme?
Para entender os motivos vamos partir de um fato da história da fotografia: os primeiros fotógrafos não contavam com o recurso da cor. Pode parecer uma observação óbvia, eu sei, mas não tão óbvio para quem apenas teve contato com a fotografia quando já se falava em megapixels.
Mas voltando ao assunto, nossos primeiros grandes fotógrafos, desprovidos da cor, exploravam outros elementos nas suas imagens:
Ponto de vista, composição, planos, luz, tom, forma, perspectiva, movimento, profundidade de campo, textura, linhas, formas, desenhos, (ufa…)
Sim, tudo isso faz parte do conhecimento de um profissional. É por isso que nem todo o clique na câmera se converte em uma foto.
E mesmo quando os filmes coloridos alcançaram um preço popular, muitos preferiram continuar suas capturas de imagens em preto e branco. Não apenas por uma questão de custo, mas porque todo o processo criativo de revelação e ampliação podia, dessa forma, permanecer nas mãos do artista.
Além disso, muitos fotógrafos podem ver a cor como um elemento intruso em suas obras, pois ela pode desviar a atenção do leitor daquilo que realmente era a intenção do profissional.
Somados esses fatores, entre outros, a verdade é que a fotografia em PB (não confundam com pretinho básico) deixou de ser a única opção para se tornar um estilo, uma decisão artística.
E justamente por se tratar de um estilo, uma opção consciente no processo criativo, o PB se torna um diferencial nas mãos do fotógrafo que sabe usá-lo.
Sim! É preciso saber usar o PB pois, mais do que os elementos fotográficos, a fotografia ainda precisa ter conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário